
Biografia
“ Para ser médico é preciso ter amor ao próximo, isso é essencial. Se houver esse amor, você vai estudar a vida inteira para chegar perto do ideal.”
Olidio Vaz Primo
Olidio Vaz Primo nasceu no interior de São Paulo. Quando ainda era criança, sua família mudou-se para a cidade de Londrina, Norte do Paraná, onde ele concluiu o ensino fundamental.
Graduou-se em Medicina na Universidade Federal do Paraná, em 1963, quando então transferiu-se para São Paulo, Capital, onde fez o curso de Residência Médica em Cirurgia Geral na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Posteriormente, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia.
Em 1968 decidiu retornar ao Estado do Paraná, onde fixou residência em Apucarana, cidade na época em franco desenvolvimento e que fazia parte de uma grande região do Norte do Paraná, o Vale do Ivaí.
Casou-se em 1966 com a professora Maria José Sanches, sua companheira inseparável em todas as lutas e conquistas. Tiveram 3 filhos, todos hoje médicos:
Sérgio Luiz Sanches Vaz, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Carlos Eduardo Sanches Vaz, especialista em Ortopedia e Traumatologia, e Claudia Regina Sanches Vaz, especialista em Otorrinolaringologia.
Juntamente com seu companheiro no Curso de Medicina e sócio por toda vida, Moacyr Mascaro, num esforço conjunto com suas esposas, Maria José e Maria Emília (irmãs), construíram o ideal de uma vida: O Hospital e Maternidade Santa Helena.
A coordenação da construção ficou a encargo de José Ramon Sanches, sogro dos médicos proprietários, que cumpriu a tarefa com eficiência ímpar.
Fundado em 7 de março de 1970, ao longo dos anos o Hospital e Maternidade Santa Helena foi marcado pelo pioneirismo nos serviços de atendimento à saúde da mulher e da família. Foi precursor, em toda a região do Vale do Ivaí, na implantação de serviços como prevenção do câncer do colo de útero e da mama, planejamento familiar, videolaparoscopia diagnóstica e terapêutica, ultrassonografia, monitoração fetal, UTI adulta e neonatal, dentre outros.
Preocupados desde cedo com a educação da população, os médicos diretores e proprietários implantaram o programa "Hospital Santa Helena conversa com você sobre Saúde", veiculado na época na Rádio Cultura, diariamente, trazendo informação e recomendações de saúde, principalmente para as gestantes.
A história de vida do Dr. Olidio confunde-se, desta forma, com a do Hospital Santa Helena.
Foi no Hospital Santa Helena que o Dr. Olidio realizou, além das mais diversas cirurgias dentro de sua especialidade, cerca de 15.000 partos, trazendo à vida inúmeras crianças, dentre as quais muitas cresceram e então o procuraram para acompanhar suas gestações, proporcionando a ele a grata e divina oportunidade de fazer o parto das mesmas.
Obstinado em aplicar o conhecimento médico mais atualizado e seguro a seus pacientes, sempre dentro da Ética Médica e apoiado em seus inabaláveis preceitos religiosos cristãos, o Dr. Olidio nunca deixou de estudar arduamente, mesmo com o pouco tempo disponível, dado à sua intensa rotina de trabalho.
Com isso, participou de vários cursos e congressos de atualização médica dentro de sua especialidade, além de concluir especialização em ultrassonografia ginecológica e obstétrica.
Além da Medicina, seu gosto pelo estudo do comportamento humano e da espiritualidade levou-o a se encontrar na arte de compor em prosa e verso suas observações sobre os reveses da vida, suas reflexões sobre a existência humana e, fundamentalmente, sobre a importância da presença de DEUS em todos os momentos da vida.
Olidio Vaz Primo é um homem de muita fé, incansável na vontade de realizar, e com infinitas idéias para serem concretizadas e compartilhadas.